IPTV

O que é IPTV ?

Com o advento da internet, o mundo da informação e do entretenimento se tornou e continua a se tornar cada vez mais dinâmico e repleto de conteúdo. Com isso, o perfil dos consumidores também se alterou e hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de conteúdo. Além disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programação de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo. Todas estas condições citadas anteriormente aliadas a popularização cada vez maior da internet banda larga, propiciaram o surgimento da IPTV, a Televisão por Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol Television). Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais televisivos para aparelhos de televisão digitais e outros meios. 

Do mesmo modo que o sistema VOIP (Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (internet protocol).

Como funciona?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você a recebe via internet. 

Este serviço exige um conversor denominado como "Set-top Box", mais conhecido por muitos como "Android Box TV" que serve para transmitir o sinal recebido via Internet da sua operadora IPTV e também faz com que a sua TV vire uma Smart TV te dando várias opções de entretenimento em multimídia como acesso a: Youtube, NetFlix, Navegação, Vídeos, Áudios, Imagens e etc. Ele é encontrado com facilidade no site do Mercado Livre e custa entre R$ 130,00 a R$ 160,00 Reais. Logo abaixo se encontra um modelo bem conhecido como "MXQ 4K" no qual é o mais vendido por ser "simples e o mais em conta do mercado" porem eficiente para a ocasião.

 
https://lista.mercadolivre.com.br/mxq-4k-tv-box#D[A:mxq%204k%20tv%20box]

(Clique Aqui ou na imagem acima e escolha o vendedor com melhor pontuação e reputação e faça sua compra), 

 

O Android Box TV transformará o sinal recebido pela Mix Brasil Elite através da internet para que ele possa ser visualizado na sua TV. Segundo consta, o serviço de IPTV exige uma conexão mínima com a internet de pelo menos "10 MBPS" para poder transmitir os canais SD's (Sinal Digital) que exigem 4 MBPS e transmitir os canais HD's (High Definition - Alta Resolução) que exigem 10 MBPS, o que possivelmente deverá comprometer toda sua banda larga. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um serviço de IPTV, a sua assinatura de banda larga deverá contar com pelo menos uma conexão de 15 MBPS para funcionar bem o serviço de IPTV sem comprometer o restante da sua banda larga.

 

Conteúdo

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido no IPTV não será o mesmo de um canal aberto salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo. É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes. Além disso, por ser um sistema interativo e contar com a participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, além de entretenimento e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet. Deste modo, você poderá realizar compras, acessar sites de filmes, vídeos, música e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador. Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

 

Segurança

Na questão de segurança de conteúdo, existem algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar seu conteúdo. Entenda-se por inseguro as violações a direitos autorais. 

Finalmente a internet chega à televisão! Para isso, existem dois sistemas de transmissão vigentes no sistema de IPTV. Um é o CAS (acrônimo para Conditional Access System ou Sistema de Acesso Condicional) em que o sistema é responsável pela decisão de apresentar ou não uma transmissão ao consumidor. O outro sistema é o DRM (acrônimo para Digital Rights Management ou Gerenciador de Direitos Digitais) em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou não o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.

 

Números

Estima-se que em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga. Até 2020, é esperado que mais de 48 milhões de lares no mundo todo deverão ter o serviço, segundo pesquisas do Gartner Group. Esta mesma pesquisa estima que entre 2023 e 2024, o número de usuários de internet banda larga atinja mais de 600 milhões de clientes no mundo, o que significa que as previsões acerca do IPTV não são nada despretensiosas. Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crescimento da IPTV “abocanhará” uma fatia de mercado das TVs a cabo. Segundo este estudo, a participação da IPTV na base de TV irá de 3% em 2022 para 14% em 2024, enquanto que no mesmo período a participação das TVs a cabo diminuirá de 76% para 61% neste mesmo período.

 

No Brasil

Devido a algumas objeções legais que impedem a entrada de vez de operadoras de telefone no serviço de TV por assinatura em nosso país, este serviço por aqui ainda é bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia já estão entrando neste negócio. A primeira delas foi a Brasil Telecom, com o serviço chamado Videon, que permite ao usuário adquirir filmes, documentários, desenhos animados, shows e programas em sua televisão, além de alguns conteúdos que antes eram exclusivos da internet. Tudo isso em sua televisão, adquirido com a praticidade do controle remoto.

Por enquanto, este serviço está disponível somente em Brasília e em algumas outras cidades do Distrito Federal, contudo, não deve demorar muito para que outras empresas de telefonias, como a Telefônica e a Telemar, que já estão em um processo bastante adiantado neste sistema e mesmo a própria Brasil Telecom disponibilize o serviço em outros locais.

 

Na internet

Esse sistema é apresentado como o futuro da televisão, o que não deixa de ser verdade, afinal, é só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre TV e internet. Agora saiba em primeira mão, quais são as qualidades em áudio e vídeo que uma transmissão de IPTV consome e aproveite e faça gratuitamente o TESTE de medição da sua Internet e veja se você pode ter um serviço desse em sua casa: ( Clique Aqui ). Depois de ter executado o teste da sua internet e seu resultado foi satisfatório, não perca mais tempo, tenha AGORA MESMO seu sistema IPTV. Acesse o serviço prestado pela empresa Mix Brasil Elite, clicando no site: ( Clique Aqui ), e aproveite o melhor da Multimídia em sua Casa. Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e que possa ter ajudado a solucionar algumas dúvidas acerca de uma tecnologia que promete tanto quando o assunto sobre ter um maravilhoso entretenimento caseiro de qualidade.

Créditos do Site: [TECMUNDO]

Clique e conheça nossos Patrocinadores